Sofá Hound Dog CasaCor 2019

Jean de Just assina a Varanda Palm Springs para a CasaCor 2019. O arquiteto nunca tem um conceito fixo na cabeça antes de ver o espaço onde irá projetar e sempre pensa no projeto em função do lugar. Gosta de usar o existente como base, para deixar a história daquele local aparente no projeto.

Baseado dos anos 50-60 dos Estados Unidos, especialmente da cidade de Palm Springs. O que inspira Jean a criar jardins secos, uma área aberta, mas ao mesmo tempo coberta e a usar pedras brutas nas paredes. Além de levar em consideração o fato de ser o primeiro espaço da CasaCor, foi levado também em conta também sua localização. O espaço está antes de três ambientes que serão tratados como casas, logo foi interessante tratá-lo como se fosse a entrada dessas casas. Inspirado nas portarias dos anos 60 no Brasil, onde eram usados pastilhas, mosaicos e cobogós.

Jean de Just criou esse espaço para ser um lugar multiuso, onde você pode descansar, almoçar, ler, conversar. Como fonte de inspiração o arquiteto cita uma frase dita por Alberto Renault “de quando as portarias eram feitas para receber e não proteger”, o que se encaixa bem no conceito do projeto. Utiliza também, para alguns elementos, referências projetuais que gosta como a arquitetura de Luis Barragán para a parede azul com os rasgos e o azul Klein do jardim Majorelle no Marrocos.

Foi de todas essas inspirações que veio o nome para o espaço de “Varanda Palm Springs”.

Nas fotos o sofá Hound Dog e a cadeira Sittable